Quando um paciente é internado, muitos fatores além da doença o acompanham. Traumas, medos e a preocupação com sua recuperação são alguns pontos que se somam à estadia no hospital. Humanizar o atendimento significa, acima de tudo, perceber as necessidades particulares de cada um. É dever de todos os profissionais – desde a recepção até a diretoria, trazer a melhor experiência para cada paciente que passa pela instituição.
O Que Importa Para Você?
O Programa O Que Importa Para Você teve origem nos Estados Unidos e é executado em hospitais de diversas partes do mundo, com o objetivo de criar relações significativas entre o paciente e a equipe profissional, promovendo ações que melhorem o tempo de permanência do paciente. No HE Londrina, consiste em sensibilizar os colaboradores para que eles possam perceber as necessidades do paciente além de seu tratamento clínico. Desejos de pacientes que queriam comer algo diferente, ganhar uma festa de aniversário, ver um parente distante, ganhar brinquedos e até mesmo receber a visita dos seus pets no hospital já foram realizados pela equipe.
Para perceber estas necessidades é preciso observar o dia a dia da assistência, criando estratégias simples que podem aproximar profissional e paciente. Algumas ações não envolvem grandes investimentos e podem ser feitas pela própria equipe durante os atendimentos, como a ação da Vanessa Honorato, enfermeira sênior na linha de frente no combate à COVID-19, na ala de isolamento. Pensando em humanizar um contato que fisicamente deve ser distante, a profissional passou a escrever bilhetes de motivação aos seus pacientes e entregá-los junto com os alimentos. Começou com a ajuda de suas filhas, que cortavam os papéis coloridos para os recadinhos, mas o restante da equipe de enfermagem do setor aderiu à ideia e o gesto ganhou ainda mais cor e alegria. “Alguns pacientes guardaram todos os bilhetes que receberam, outros se emocionaram ao ler, e os que já estão em casa levaram na memória essa experiência de cuidado e amor pela equipe de enfermagem”, relata Vanessa.?
Para Leandro Lopes, de 32 anos, o mais importante era saborear uma deliciosa pizza após 30 dias se alimentando por sonda na UTI. O nutricionista Diego Guerra atendeu este pedido e levou o prato preferido de Leandro, trazendo muita alegria à sua estadia.
Perguntar o que importa traz ao paciente experiências positivas que fazem com que ele lembre com carinho da sua permanência na internação, e não apenas de momentos de angústia e medo. Uma palavra de conforto, uma conversa ou até mesmo uma comida diferente podem alavancar a recuperação e criar afeto entre paciente e hospital. Portanto, esteja atento às necessidades particulares dos seus pacientes e faça o possível para realizar o que importa para eles! Você pode solicitar o apoio do setor de Comunicação para registro e divulgação das ações, basta entrar em contato via formulário na Intranet (lateral direita, aba "solicitação de materiais comunicação”), ou pelo ramal 1329.